Inscreva-se em nosso Canal e fique por dentro desse mundo das Abelhas Nativas

Como fazer isca pet para captura abelhas sem ferrão!

Como prepara um feromônio atrativo para belhas sem ferão.

Preparação do Feromônio Atrativo, obtenha geoprópolis de abelhas sem ferrão.

(Ou adequira aqui: https://wa.me/c/558681466502 )

Misture partes iguais de geoprópolis e álcool acima de 90% (como álcool de cereais ou se preferir o de posto, porém especifique se o álcool contem algum aditivo ou coisa do tipo, porque isso pode prejudicar seu atrativo) em um recipiente.

Agite regularmente por algumas semanas para dissolver a geoprópolis no álcool, criando um feromônio atrativo, uma boa maneira de melhorar o processo é deixar ao sol, isso fará que derreta a cere e o geoprópolis  

Etapa 2: Escolha da Garrafa

Selecione uma garrafa PET limpa e sem resíduos de refrigerantes.

Escolha o tamanho da garrafa com base na espécie de abelha que desejar captura. Geralmente, garrafas de 2 litros são adequadas para espécies como a Jataí, e várias outras. Mas é sempre bom que tenha uma boa variação de tamanho de 1, 2, 3 e até 5 litros, logo porque a intenção é emita a natureza e na natureza existe vários tamanh de ovo de árvore. O que estamos fazendo aqui nada mais é que simulando varia oco de árvore.

Etapa 3: Impregnação do Feromônio na garrafas

Usando um funil, adicione cuidadosamente um pouco do feromônio atrativo dentro da garrafa PET.

Feche a garrafa com a tampa e agite-a para que o feromônio se espalhe pelo interior da garrafa, escorra o restante em outro garrafa isca e repita o processo, garrafas após garrafas.

Deixe a garrafa secar por algumas horas, após o álcool evaporar você  perceberá o cheiro atrativo.

Etapa 4: Ventilação e Evaporação

Faça pequenos furos nas extremidades da garrafa com um prego ou qualquer  coisa similar para permitir a ventilação e evaporação da umidade. (às vezes dependendo do período do ano ou local onde a isca for armada pode causar umidade dentro da isca e esses furos ajudará na evaporação.

Etapa 5: Entrada para as Abelhas

Essa etapa é bastante interessante, porque existe várias maneiras de você fazer a entrada se sua isca. Vou deixar embaixo algumas fotos de opção que vc pode criar.

(Foto de exsemplo)

Insira um pedaço de mangueira, cano ou joelho de PVC na boca da garrafa para facilitar a entrada das abelhas.

O joelho interno de mangueira é uma opção eficaz para espécies como a Jataí e várias outras

Etapa 6: Isolamento Térmico e Escurecimento

Enrole a garrafa com jornal ou papelão para após a evaporação do álcool oferecer isolamento térmico e escurecer o interior.

(Fotos)

Cubra a garrafa com um plástico escuro (como lona, sacola ou sacos de lixo qual material impermeável isso evita que a isca  seja molhada caso venha a pegar chuva ) use fitas adesiva de plástico para segurar o revestimento escolhido. O importante é manter a isca escura e bem térmica 

Etapa 7: Posicionamento da Isca

Escolha um local protegido do sol e seguro, como árvores grossa  de preferência ou locais elevados, a uma altura de 1 a 1,5mts ou mais do chão.

Prefira áreas próximas a corpos d'água, se possível.

Como fixa a isca, (veja alguma opção abaixo)

Etapa 8: Monitoramento e Transferência

Verifique regularmente se houve captura de enxame na isca.
Evite remover a isca imediatamente após perceber que as abelhas então arranchadas na nova morada, pois a rainha pode chegar depois das primeiras operárias, temos que entender que a construção do ninho pode iniciar simultaneamente em vários locais diferentes, mas no final apenas um deles realmente terá uma nova colônia instalada e provavelmente pode ser a sua!

Inicia-se o processo de construção das estruturas do novo ninho.

Quando o ninho está estruturado a princesa é avisada e vai para o local (as vezes isso acontece antes)
Se tudo estiver ok, ela irá se alojar nesse novo ninho então ela começa então exalar feromônios de acasalamento para atrair os machos da espécie, acontece então o voo nupcial, a princesa é fecundada e dá início a uma nova colônia

Uma vez estabelecido uma captura, conte  pelo menos 30 a 60 dias ou mais a partir do dia que você confirmou que teve a captura, respeite o período mínimo do desenvolvimento da colônia. Serão levados para o ninho filha (a nova morada) cera, mel, pólen e resinas/própolis do enxame mãe por um bom período, até que a nova morada fique independente.

. Boa sorte! 

Comentários

Postagens mais visitadas