Scaptotrigona depilis
A abelha da espécie Scaptotrigona depilis, também conhecida como abelha canudo, foi catalogada pela primeira vez pelo entomologista brasileiro Carlos Eugênio Lopes de Moura em 1942. A espécie foi encontrada pela primeira vez no Brasil, mas também ocorre na Colômbia, Peru e Venezuela.
O nome científico da abelha canudo é composto por duas palavras:
- Depilis vem do latim "depilatus", que significa "sem pêlos". O nome refere-se ao fato de que as abelhas da espécie não possuem pêlos no corpo.
- Scaptotrigona vem do grego "scapto", que significa "cavar", e "trigona", que significa "de três lados". O nome refere-se ao fato de que as abelhas da espécie cavam seus ninhos em cavidades naturais.
Mais detalhe:
"Portanto, o nome científico da abelha canudo significa "abelha sem pêlos que cava".
A abelha canudo é uma espécie de pequeno porte, com comprimento de cerca de 5 a 7 milímetros. Tem corpo preto, com asas marrom claras. As operárias são responsáveis pela coleta de néctar e pólen, construção do ninho e criação das larvas.
A abelha canudo é uma espécie de abelha social, vivendo em colônias de até 2000 indivíduos. A colônia é liderada por uma rainha, que é responsável pela postura dos ovos. As operárias são responsáveis por todas as outras tarefas da colônia.
A abelha canudo é uma espécie importante para a polinização de plantas. Também é uma fonte de mel e cera para os humanos.
A abelha canudo é uma espécie ameaçada de extinção, devido à destruição do seu habitat e à coleta excessiva de mel.
Comentários
Postar um comentário